3.12.09

concurso ganho :)

“Compreendo o que sentes – A deficiência vista pelos meus olhos”
As palavras tornam-se sobejas e inóspitas para tanto dom nostálgico de sentir um tema como este. Com um polvilhar cristalino e um fragmento de reflexão já nada parece ter sentido. O vento sopra do lado de fora da janela calmamente e eu permaneço sempre no mesmo lugar, a pensar sempre nas mesmas ideias… Por sua vez o relógio marcará sempre o mesmo tempo… O fio dos dias vagueia por entre momentos, sorrisos, gargalhadas, olhares, lágrimas, gritos e choros. E o passar dos dias é um risco que todos corremos.
Há esperanças, há fragilidade, há emoção, há um fraquejar, um acreditar e um sonhar!
Agora excluindo os eufemismos returco por entre sílabas e palavras: A Deficiência!
O decorrer do tempo traz consigo um turbilhão de confusões, algo que eriça a pele sempre que esta palavra é pronunciada e, porém, há um toque de sentimento em todas aquelas vezes que somos atingidos ou deparados por situações destas.
Peço ao tempo calma e perseverança!
Uma pessoa deficiente é alguém portadora de uma luz viva, uma luz que nunca se apaga, uma luz que ilumina e atinge apogeus! É alguém que sabe ouvir uma afirmação e uma negação, é alguém que vai á luta apesar de tudo, é quem nos dá grandes e pertinentes lições de vida e repara em pormenores que, por vezes, a nós nos são invisíveis. São todos aqueles que valorizam tanto um sorriso ao ponto de esboçá-lo só porque não se sentem sós. E a cada vez que a solidão lhes bate á porta, têm a capacidade de soltar uma gargalhada sincera!
A deficiência não se pede, nem se deseja, nem é sequer um objectivo atingir… A deficiência acontece, chega como uma carta na caixa do correio e nós somos “obrigados” a abri-la e recebe-la!
A cada passo que dão sentem-se excluídos, muitas vezes até se sentem mal com eles próprios. Por experiência própria e talvez por ter vivenciado algumas e diversas situações, afirmo que todos precisamos de carinho, de um “porto de abrigo” seguro, de uma mão para nos sentirmos aconchegados e que muitas vezes um simples abraço muda a vida deles.
Os sorrisos e os carinhos não têm limite, sabem sempre bem e nunca são demais!
Todos nós na vida temos um arrependimento irreversível, um amor inesquecível, um segredo inconfessável e um sonho inalcançável. Matem o vosso arrependimento, guardem o vosso segredo e lutem pelo vosso sonho! Temos liberdade para viver a vida, mal ou bem e, se calhar, às vezes as coisas fáceis não valem a pena.
Acredito no quanto escuros sejam alguns dias de alguém que sofre de deficiência, mas são essas pessoas que carregam a força para o mundo e o acreditar. Têm e podem ter algumas incapacidades, mas têm qualidades duplicadas. São como um céu com um sol, porque eles conseguem transformar uma mancha amarela num sol luminoso, enquanto que muita gente faz de um sol luminoso uma simples mancha amarela.
Com um pedaço de cor e um pequeno fragmento de carinho deixo um rasto de força, de confiança, de calma, esperança e segurança. A vida não para, os relógios não contrariam o seu sentido e nós podemos mudar o mundo! Transmito um sorriso, para que a solidão parta, como as andorinhas voam no inverno. E, por entre as nuvens, desaparecerá o tormento e aparecerá um novo dia, logo de seguida.
“Ana Luísa Costa” (pseudónimo)

Com este texto venci um concurso cá na terrinha, e um prémio no valor de 120 euros. Obrigada pela ajuda de toda a gente e incentivo aqui no blog :)

2 comentários:

ohh muito obrigada dsd já por me visitars, mas um especial agradecimento por deixares a tua opiniao :) beijinho